Avançar para o conteúdo principal

36ª Edição da Meia Maratona de São João das Lampas

Passagem aos 13 km aproximadamente
Foto de Vítor Veloso
No passado dia 8 de Setembro de 2012 participei na 36ª Edição da Meia Maratona de São João das Lampas, um evento mais antigo que a minha existência, mais motivos para participar? Eis alguns: as histórias contadas pelo meu pai, que desde a sua estreia nesta corrida não mais deixou de percorrê-la, o tanque que tanto falava onde se refresca sempre que lá passa (interessante que não dei por ele talvez porque não me ía banhar nele), os chuveiros ao longo do percurso, a sua fama pelas rampas duras, que até lhe chamavam "S. João das Rampas", a amizade e admiração que o meu pai sempre nutriu pelo Organizador da prova, o Fernando Andrade, que também tenho o privilégio de conhecer, o desafio feito pela Ana Pereira num ano anterior (não tenho a certeza qual) para eu participar. A verdade é que este ano decidi fazer-me à vida e ir conhecer as Lampas ao vivo e a cores para também eu contar a minha experiência.
Os meus treinos eram escassos, sabia! Mas também eu queria mesmo era participar, nem que fosse a andar.  O meu filhote ficara com o pai desta vez, pois não sabia se tardava o meu regresso a casa.
O meu objectivo era ir a um ritmo em que me sentisse sempre confortável, gerindo o meu esforço, de forma a finalizar a prova sem problemas. E tinha como referência o "Grupo do TGV das 2h30" (conheci o nome deste grupo posteriormente), onde circulavam o meu pai, a Ana Pereira, o Jorge Branco, entre outros. Mas logo no início desencontrei-me com o raio do TGV, pois resolveram sair na cauda de toda a transportadora e eu estava mais na frente da partida. Assim que partimos ainda esperei pelo TGV, vi o Leonel Neves seguir, vi o Hernâni passar, eu bem olhava para trás, mas qual TGV! Resolvi seguir então e cumprir com o que tinha em mente - sentir-me confortável em toda a prova, e assim foi, vamos lá!
Na descida dos 5 km vejo o serpentear da estrada e o início de subida lá ao fundo e que beleza meu Deus! Aqueles campos, aquela temperatura fantástica que se fazia sentir e eu continuava a sentir-me confortável e era assim que desejava continuar a sentir-me. Gostei do pormenor dos Relógios junto à Placa dos 5km, e também dos 10 km!  Nessa subida até ao 1º abastecimento tive a tentação de andar dada a sua elevação porlongada (hábito adquirido nos trails), mas toda a gente corria e eu não seria excepção. Depois desta subida pensei, fazer toda a corrida sem parar, e vamos la a ver se conseguiria e assim foi! Gostei do pormenor dos avisos de cada abastecimento estar 100 m antes, de alguns contentores para colocarmos as garrafas de plástico depois de as usarmos e também da simpatia do pessoal que nos abastecia.
Objectivo Cumprido
A distância percorria-se e eu continuava a sentir-me confortável, que bom! Sempre que passávamos junto das populações lá encontrávamos pessoas simpáticas que se aglomeravam para nos aplaudir à nossa passagem, entre elas crianças que nos estendiam as mãos para bater nas nossas e ao corresponder e sentir as suas palmas na minha mão, que energia alegre sentida! E os famosos chuveiros improvisados pelas próprias pessoas que fazem questão de continuar a manter esta tradição viva refrescando os atletas com a sua própria água, é de louvar o gesto, por isso também eu fiz questão de ali me refrescar.
Estava a sentir um prazer enorme em correr ao longo daqueles kms. Engraçado que durante todo o percurso o Hernâni corria a cerca de 100 m de mim à minha frente, se soubesse provavelmente tentaria fazer a prova na sua companhia, mas joguei pelo seguro indo confortavelmente ao meu ritmo. Aproximadamente aos 17km, tinha mais ou menos 1h30 aconteceu o que esperava, o gémeo da perna direita começou a dar sinal, ou seja sinal de falta de treinos, uma sensação do músculo a querer prender, e passei a ir com mais cuidado, mas mesmo assim aguentou-se bem até o final, e o último km da prova foi o mais rápido e ao ver aquela Meta esplendorosa e ao percorrer o tapete verde, senti uma sensação tão boa. Consegui! Com o tempo de 1h54 e sem esperar, acabei por ser a 5ª Classificada no meu escalão, Sénior Feminino, indo ao pódio e recebi umas flores e um bonito Troféu.
 Gostei imenso de participar neste Evento e parece-me a mim que arranjei mais motivos ainda para lá voltar!
A minha próxima «aventura» nestas andanças vai ser o II Trail das Terras do Grande Lago - 35 km Alqueva-Portel.

Comentários

António Almeida disse…
As Lampas ganharam mais uma devota peregrina, muito bem vinda ao clube.
Continuação de bons treinos par a próxima aventura.
Abraço.
Jorge Branco disse…
Não foi no TGV mas foi no EXPRESSO! Grande prova e sem treinos! Parabéns e adorei a viagem, pudera ia com gente muito especial!
joaquim adelino disse…
Gostei de ler a tua história sobre prova, creio que isso não seria possível se tivesses ficado na nossa carruagem, ficaram muitos segredos por desvendar e isso ajuda a dar motivação para voltar lá, creio que o tanque é um deles, o TGV parou lá para arrefecer os motores e todos prosseguiram a partir dali com renovada vontade para atacar o que restava. Parabéns pela excelente prova que fizeste, aos poucos a tua boa forma está a voltar. Um beijinho.

Mensagens populares deste blogue

Corrida dos Sinos

Hoje fui à Corrida dos Sinos, em Mafra, uma prova de 15 km. Notei algum respeito por parte dos atletas em relação ao percurso, com alguma dificuldade, com muito sobe e desce, pelo que vim a comprovar. Foi uma prova bonita. O evento foi realizado junto ao Complexo desportivo de Mafra, um espaço muito bem aproveitado, com uma pista tartan, e circuito de manutenção em volta bastante extenso, pelo que me apercebi. Óptimo para treinar, o que me deu ideias ;) ! Quando lá xeguei, caíu uma carga de água valente. O que vale é que deu para descarregar por algum tempo, só voltou a chover na última parte da corrida. A partida foi algo de original eheh! Sei que ouvi tocar os sinos do Convento de Mafra, e começaram todos a correr. A malta ficou meio atarantada sem saber se era realmente a partida. Mas parece-me então que esta Prova denomina-se "Corrida dos Sinos" por isso mesmo: partida ao som dos famosos Sinos do Convento de Mafra. Fomos então em direcção ao Convento, onde demos a volta e...

Uma Vida - Um Presente Desejado

É com alegria e Felicidade que eu e o meu marido vivemos esta nova fase das nossas vidas - Um Ser Lindo está a crescer dentro de mim, o nosso Bebé ! Amanhã estou com 9 semanas de gestação. Está a ser uma experiência Maravilhosa e única! As corridas, essas terão de ficar para mais tarde, agora dou lugar às Caminhadas. Porém continuo a seguir com atenção as vossas Passadas e sempre que me for possível lá estarei presente para vos aplaudir.