Avançar para o conteúdo principal

AVC - O que é, Causas e Sintomas

Ora, depois de algum tempo sem escrever no blogue, aqui regresso eu com este assunto que creio ser do interesse de todos nós. E por haver cada vez mais, infelizmente, vítimas da doença de AVC e muitas delas pessoas que nos são próximas, achei por bem tocar neste assunto, e resolvi fazer uma pesquisa sobre esta doença: o acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente por derrame cerebral, que pode causar sequelas irreversíveis se a pessoa não for atendida rapidamente.


O que é?
O acidente vascular cerebral (AVC) é caracterizado pela lesão no cérebro causada por um "acidente" num dos vasos sanguíneos que irrigam a região cerebral. Pode ocorrer por um entupimento desses vasos, impedindo a circulação sanguínea, caracterizando o "AVC isquémico", ou, ainda, um vaso sanguíneo pode romper-se e provocar uma hemorragia no cérebro. Nesse caso, a denominação é "AVC hemorrágico".

Quais as causas?
O AVC pode ser causado por várias doenças, mas também existem fatores de risco.
Os mais comuns para os tipos isquêmicos são:
Pressão alta, diabetes, doenças cardíacas e taxas de colesterol e triglicérides altas. Pode acometer fumadores.
No caso do AVC hemorrágico, os fatores que o ocasionam são a pressão alta, distúrbios de coagulação e, eventualmente, a presença de aneurisma cerebral (dilatação das paredes de artérias ou veias), que é congênito (a pessoa nasce com ele).

Quais os sintomas?
Os sintomas do AVC dependem da parte do cérebro que foi lesada. Em geral, pode haver dificuldade na fala e nos movimentos ou alterações na visão. Formigueiro ou fraqueza nalguma parte do corpo também é comum, além de dor de cabeça repentina. Estes sintomas são os mais comuns e podem até estar relacionados com outro problema, mas recomenda-se que a pessoa procure imediatamente um hospital.

Quais as sequelas?
O AVC, em geral, deixa sequelas que, dependendo da área do cérebro afectada e do tempo que o paciente levou para ser atendido, podem ser mais ou menos graves. As mais comuns são paralisia total ou parcial (de um lado do corpo, pode ser esquerdo ou direito); a alteração da fala, tanto no que diz respeito à expressão ou à compreensão; alterações visuais, dificuldades que podem atingir um lado do campo esquerdo ou direito e alterações de memória.

Por isto, se por acaso visualizarem alguém com sintomas idênticos aos referidos, dirijam-se imediatamente com a vitima ao hospital ou liguem o 112.

Comentários

Anónimo disse…
até chegar ajuda a vitima deve ser colocada em posição lateral de segurança.
Indicios de um avc podem incluir a nao articulação correcta de frases ou o lado direito,do corpo,não acompanhar o esquerdo(ou vice-versa)nos gestos feitos ao mesmo tempo.
O avc é o novo nome para a antiga trombose e a maior causa de morte em Portugal.Para o evitar o idial é uma correcta alimentação,uma vida saudável e exercicio(não violento e adaptado ao individuo)
Mister disse…
não é bem comentário mas é uma noticia parecida a esta é que o atleta e amigo arménio acabou e falecer e funeral realiza-se amanha as 15 horas em Coruche
Mister disse…
não é bem comentário mas é uma noticia parecida a esta é que o atleta e amigo arménio acabou e falecer e funeral realiza-se amanha as 15 horas em Coruche
Mister disse…
não é bem comentário mas é uma noticia parecida a esta é que o atleta e amigo arménio acabou e falecer e funeral realiza-se amanha as 15 horas em Coruche

Mensagens populares deste blogue

Corrida dos Sinos

Hoje fui à Corrida dos Sinos, em Mafra, uma prova de 15 km. Notei algum respeito por parte dos atletas em relação ao percurso, com alguma dificuldade, com muito sobe e desce, pelo que vim a comprovar. Foi uma prova bonita. O evento foi realizado junto ao Complexo desportivo de Mafra, um espaço muito bem aproveitado, com uma pista tartan, e circuito de manutenção em volta bastante extenso, pelo que me apercebi. Óptimo para treinar, o que me deu ideias ;) ! Quando lá xeguei, caíu uma carga de água valente. O que vale é que deu para descarregar por algum tempo, só voltou a chover na última parte da corrida. A partida foi algo de original eheh! Sei que ouvi tocar os sinos do Convento de Mafra, e começaram todos a correr. A malta ficou meio atarantada sem saber se era realmente a partida. Mas parece-me então que esta Prova denomina-se "Corrida dos Sinos" por isso mesmo: partida ao som dos famosos Sinos do Convento de Mafra. Fomos então em direcção ao Convento, onde demos a volta e...

36ª Edição da Meia Maratona de São João das Lampas

Passagem aos 13 km aproximadamente Foto de Vítor Veloso No passado dia 8 de Setembro de 2012 participei na 36ª Edição da Meia Maratona de São João das Lampas, um evento mais antigo que a minha existência, mais motivos para participar? Eis alguns: as histórias contadas pelo meu pai, que desde a sua estreia nesta corrida não mais deixou de percorrê-la, o tanque que tanto falava onde se refresca sempre que lá passa (interessante que não dei por ele talvez porque não me ía banhar nele), os chuveiros ao longo do percurso, a sua fama pelas rampas duras, que até lhe chamavam "S. João das Rampas", a amizade e admiração que o meu pai sempre nutriu pelo Organizador da prova, o Fernando Andrade, que também tenho o privilégio de conhecer, o desafio feito pela Ana Pereira num ano anterior (não tenho a certeza qual) para eu participar. A verdade é que este ano decidi fazer-me à vida e ir conhecer as Lampas ao vivo e a cores para também eu contar a minha experiência. Os meus tre...

Uma Vida - Um Presente Desejado

É com alegria e Felicidade que eu e o meu marido vivemos esta nova fase das nossas vidas - Um Ser Lindo está a crescer dentro de mim, o nosso Bebé ! Amanhã estou com 9 semanas de gestação. Está a ser uma experiência Maravilhosa e única! As corridas, essas terão de ficar para mais tarde, agora dou lugar às Caminhadas. Porém continuo a seguir com atenção as vossas Passadas e sempre que me for possível lá estarei presente para vos aplaudir.