
Ora, depois de algum tempo sem escrever no blogue, aqui regresso eu com este assunto que creio ser do interesse de todos nós. E por haver cada vez mais, infelizmente, vítimas da doença de AVC e muitas delas pessoas que nos são próximas, achei por bem tocar neste assunto, e resolvi fazer uma pesquisa sobre esta doença: o acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente por derrame cerebral, que pode causar sequelas irreversíveis se a pessoa não for atendida rapidamente.
O que é?
O acidente vascular cerebral (AVC) é caracterizado pela lesão no cérebro causada por um "acidente" num dos vasos sanguíneos que irrigam a região cerebral. Pode ocorrer por um entupimento desses vasos, impedindo a circulação sanguínea, caracterizando o "AVC isquémico", ou, ainda, um vaso sanguíneo pode romper-se e provocar uma hemorragia no cérebro. Nesse caso, a denominação é "AVC hemorrágico".
Quais as causas?O AVC pode ser causado por várias doenças, mas também existem fatores de risco.
Os mais comuns para os tipos isquêmicos são:
Pressão alta, diabetes, doenças cardíacas e taxas de colesterol e triglicérides altas. Pode acometer fumadores.
No caso do AVC hemorrágico, os fatores que o ocasionam são a pressão alta, distúrbios de coagulação e, eventualmente, a presença de aneurisma cerebral (dilatação das paredes de artérias ou veias), que é congênito (a pessoa nasce com ele).
Quais os sintomas?Os sintomas do AVC dependem da parte do cérebro que foi lesada. Em geral, pode haver dificuldade na fala e nos movimentos ou alterações na visão. Formigueiro ou fraqueza nalguma parte do corpo também é comum, além de dor de cabeça repentina. Estes sintomas são os mais comuns e podem até estar relacionados com outro problema, mas recomenda-se que a pessoa procure imediatamente um hospital.
Quais as sequelas?
O AVC, em geral, deixa sequelas que, dependendo da área do cérebro afectada e do tempo que o paciente levou para ser atendido, podem ser mais ou menos graves. As mais comuns são paralisia total ou parcial (de um lado do corpo, pode ser esquerdo ou direito); a alteração da fala, tanto no que diz respeito à expressão ou à compreensão; alterações visuais, dificuldades que podem atingir um lado do campo esquerdo ou direito e alterações de memória.
Por isto, se por acaso visualizarem alguém com sintomas idênticos aos referidos, dirijam-se imediatamente com a vitima ao hospital ou liguem o 112.
Comentários
Indicios de um avc podem incluir a nao articulação correcta de frases ou o lado direito,do corpo,não acompanhar o esquerdo(ou vice-versa)nos gestos feitos ao mesmo tempo.
O avc é o novo nome para a antiga trombose e a maior causa de morte em Portugal.Para o evitar o idial é uma correcta alimentação,uma vida saudável e exercicio(não violento e adaptado ao individuo)